Até aqui, nós já aprendemos muita coisa sobre as camadas do Photoshop. Porém nesta aula, em que já estamos mais avançados com o nosso aprendizado, teremos a oportunidade de usar de forma mais prática as dicas que vimos até aqui. Se você não viu as aulas anteriores, assista aqui.
Basicamente o que veremos nesta aula será algumas aplicações de filtros que, aos olhos de quem está começando, podes parecer escondidos no menu superior do Photoshop. Sim, não subestime este menu, muitas das coisas poderosas que nós conseguimos realizar no Photoshop vem daqui!
No menu superior você verá a entrada “filtro” e aqui você encontrará vários recursos que irão proporcionar várias opções de edição criativa para o seu trabalho.
Podemos dividir esta entrada em dois blocos principais: no primeiro bloco, encontramos recursos bem avançados, e por enquanto não estudaremos estes recursos. Para esta aula vamos nos concentrar no segundo bloco, onde encontramos muitas opções de filtros.
Estes filtros são efeitos criativos para as imagens que estão sendo editadas, por exemplo: aqui você verá várias opções de efeitos de desfoque, distorção, estilização entre outros. Quando você escolhe uma dessas opções, no geral, poderá ver uma prévia de como ficará o resultado antes de confirmar o uso do filtro.
Estude com os arquivos originais.
Para este projeto que estamos trabalhando, usaremos principalmente algumas opções de desfoque. E agora pode ser que você esteja se perguntando por que usar o desfoque, se na maioria das vezes nós queremos é melhorar o foco e não desfocar uma imagem.
Bom, na vídeo aula você vai ver que muitas vezes, um filtro no Photoshop é só uma etapa de um processo. Sabe em qual processo nós vamos querer usar o desfoque? Para projetar as sombras do carro no asfalto.
Lembra que no começo desta aula eu mencionei que os filtros são recurso de edição criativa? Pois então, é porque nós podemos combinar vários destes filtros para criar elementos que não estão originalmente na imagem. Por exemplo, as sombras do carro que iremos criar nesta aula. Este método pode ter várias aplicações.
Imagine que você está criando um mockup de um produto. Com o Photoshop, é possível desenhar embalagens e dar realismo a esses desenhos, até mesmo inserindo-os em uma fotografia. Uma excelente opção se você não domina o 3D. E para dar realismo ao mockup é preciso dominar a arte de criar sombras. Com o que você vai aprender nesta aula, você poderá aplicar essas técnicas em situações assim.
Outro detalhe que falta para dar realismo ao nosso projeto são os reflexos das luzes. Queremos simular que as luzes do ambiente onde nós inserimos o carro reflitam em sua lataria. Na aula anterior nós preparamos a cor do carro, com esses pequenos ajustes o carro já está mais inserido no ambiente, porém ele não parece de fato estar no ambiente porque nós não vemos ainda como este ambiente está interagindo com o carro.
Agora, nós vamos corrigir isso. Faremos pequenos recortes da imagem do fundo e, usando os modos de mesclagem das camadas, que aprendemos na primeira aula do curso, nós vamos integrar de forma bem natural ao carro. Se for preciso, em algumas áreas nós usaremos as máscaras, para bloquear o efeito em áreas escuras e concentrar os reflexos em pontos de iluminação. Para isso, vamos aprender um truque com um recurso que ainda não vimos: os canais.
Comece uma discussão