O Photoshop é realmente uma ferramenta incrível, quando nós falamos de aplicar efeitos realistas em trabalhos gráficos. Não importa o qual complexo possa parecer o desafio, pode ter certeza que o Photoshop dá conta. Mas, realmente pode parecer muito desafiador encontrar os recursos escondidos do Photoshop quando se está começando.
Muitas vezes, é possível notar, até mesmo em grandes sites, montagens que ficaram claramente pela metade, no sentido de que o usuário talvez tenha conseguido fazer o recorte e juntar as imagens, mas na hora de fazer o acabamento e dar realismo, aí talvez foi onde o conhecimento parou. Daí em diante é aonde nós podemos dizer que se separa o trabalho amador do profissional.
Veja a imagem abaixo:
Esta imagem foi produzida no módulo anterior do Curso Básico para Iniciantes de Photoshop. Se você ainda não assistiu, eu recomendo que você assista, pois este conteúdo é fundamental para avançar com o projeto deste curso.
Mas, como eu mencionei no final do módulo, não basta apenas recortar a imagem e jogá-la onde nós queremos. O segredo não está em um recorte bem feito, ou melhor, não apenas nele, mas também em se fazer ajustes e aplicar corretamente alguns filtros para que esta imagem se torne parte real do cenário onde ela foi inserida.
Estude com os arquivos originais.
Existem várias formas de ajustar os tons e cores de uma imagem para que ela se aproxime dos tons da imagem de fundo. Aqui nós vamos fazer isso de forma manual, porque será melhor para didática do curso, pois veremos a fundo alguns princípios importantes sobre os ajustes de cores no Photoshop.
Nós vamos conhecer dois processos muito eficientes para realizar esta tarefa: o equilíbrio de cores e os níveis.
Mas, aproveitando que nós vamos abordar este assunto, eu vou dar algumas explicações breves sobre os modos de cor RGB e CMYK. Este conceito, além de importante para o entendimento de ajuste de cores, também é muito importante para profissionais que trabalham com impressos. Isso porque muitas gráficas pedem para seus clientes enviarem seus arquivos no modo de cor CMYK, sendo que normalmente nós trabalhamos nos nossos computadores de trabalho com o modo RGB.
Assim, é importante entender, porque existe essa diferença de configuração, e o mais importante: como trabalhar da forma correta para entregar estes arquivos para as gráficas sem problemas.
Até aqui, nós já teremos visto o conceito de CMYK e RGB. Assim, ficará mais fácil de entender o gráfico que nós vemos quando abrimos a ferramenta equilíbrio de cores no Photoshop. Este gráfico nada mais é do que um contraponto entre os dois padrões de cores primárias. Assim, é possível ver de forma bem clara que os dois padrões são opostos, pois funcionam de formas contrárias. Um para trabalhos impressos (CMYK) e outro para trabalhos eletrônicos (RGB). No vídeo eu explicarei melhor.
Estude com os arquivos originais.
O recurso de correção de níveis é, na verdade, um ajuste da iluminação da imagem, dividido em uma escala que vai da esquerda para a direita das sombras às luzes, passando pelos meio-tons. Mas, você pode estar se perguntando: nós não estamos trabalhando com ajustes de cor?
Sim, mas também é possível fazer esses ajustes com essa ferramenta, e de uma forma muito eficiente e fácil. Isso porque você deve se lembrar que estamos trabalhando com uma imagem no modo de cor RGB. Dentro da janela de ajuste de níveis, nós podemos dividir os canais da imagem, e dessa forma ter acesso a cada um desses canais: R=red (vermelho), G=green (verde) e B=blue (azul).
E levando em conta que nós já vimos que cada um desses canais tem seu contraponto com o padrão CMYK, se nós queremos ajustar o vermelho, por exemplo, podemos diminuir ou aumentar o nível de luz do canal vermelho, lembrando que ao diminuir o vermelho, o tom da imagem puxará para o ciano, que é seu oposto no padrão CMYK.
Bom, se ficou difícil de entender, acredito que vai ficar bem mais fácil assistindo ao vídeo.
Agora, muitas vezes, após passar pela etapa de ajustar as cores, é a hora de verificar alguns outros detalhes que podem dar mais realismo a sua montagem. Aí nós realmente entramos em um caminho mais artístico, porque você deve treinar o seu olhar, pois quantos mais destes detalhes você notar para corrigi-los, melhor será o resultado do seu trabalho. E isso realmente dependerá do seu talento adquirido.
Aí nós entramos nos filtros do Photoshop. Com eles é possível fazer uma série de efeitos criativos que, principalmente, quando combinados com os recursos que nós já aprendemos até aqui, podem ser aplicados em várias situações, como por exemplo na geração de luz e sombra que vai tornar a montagem mais realista. Mas este assunto vai ficar para o próximo módulo.
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