Fala galera, beleza! Do meu ponto de vista, um curso básico de Photoshop deve abranger, principalmente três coisas:

  1. Camadas
  2. Máscaras
  3. Seleção

Estes são o alicerce fundamental que fazem do Photoshop o programa mais famoso de edição de imagens em todo o mundo. Porém, o fato de ser o mais famoso, e claro, o melhor na opinião da grande maioria, não quer dizer que seja o mais fácil de usar.

Na verdade, é até o contrário. Pelo fato de que o Photoshop tem muitos recursos a disposição do usuário, acaba parecendo que ele é mais difícil do que realmente é. Por isso, eu fiz o máximo para que você que está iniciando agora o seu contato com o Photoshop possa não só aprender com este mini curso, mas gostar de usá-lo em seus projetos.

Eu já tentei aprender a tocar violão, mas nunca aprendi de verdade. Sabe porque? Porque eu não cheguei no ponto de me divertir tocando violão. Eu ainda não cheguei a ver resultado do que eu estava fazendo. E, pra mim, esta é a fase mais difícil pra quem quer aprender qualquer coisa que seja.

Pensando nisso, eu montei a programação deste breve curso para que você foque desde o início no resultado. Se você nunca teve contato com Photoshop você vai começar a aprender já praticando e vendo o resultado. Você vai poder praticar com as mesmas imagens que eu usarei ou testar com outras imagens que preferir.

E se você não é totalmente novato no Photoshop, também não tem problema. Eu tenho certeza que vai ter muita coisa legal pra somar na sua experiência com o melhor editor de imagens do mundo.

Download do arquivo
Baixe o arquivo deste tutorial

Estude com os arquivos originais.


Vamos então falar um pouco sobre o que você vai aprender nesta primeira parte do curso:

Camadas do Photoshop

O grande diferencial presente no Photoshop é a maneira de administrar as imagens que você irá trabalhar em forma de camadas. Ou seja, cada imagem que você adiciona ao Photoshop entra na sua composição como uma camada a parte.

Eu chamo de composição o conjunto total de imagens que você pode adicionar a um arquivo do tipo .PSD, ou seja, o arquivo de projeto do Photoshop. Não é nada complicado, você vai entender sobre isso neste vídeo.

Basicamente, isso quer dizer que antes de você salvar uma montagem ou uma edição de imagem, você pode salvar o seu trabalho como um projeto, e assim, se for necessário, abri-lo novamente para ajustar algum efeito ou corrigir alguma coisa. Daí, somente depois de finalizar o seu projeto, você salva em um formato de imagem convencional, como .JPEG ou .PNG, por exemplo.

Além do formato .PSD, outro arquivo que suporta o formato de camadas é o .TIFF, porém o arquivo padrão de um projeto no Photoshop é o .PSD, por isso é neste que vamos nos concentrar neste curso.

Voltando a falar das camadas, elas não apenas te ajudam a organizar o seu projeto, como também oferecem vários efeitos e recursos adicionais ao seu projeto.

Alguns que veremos no curso são:

  • Modos de mesclagem
  • Controle de opacidade
  • Estilos de camada
  • Camadas de preenchimento
  • Camadas de ajuste
  • Recursos de organização de camadas
Camadas, Máscaras e Seleção no Photoshop
Camadas, Máscaras e Seleção no Photoshop

Máscaras do Photoshop

Daí, após definir tudo o que precisamos sobre as camadas, vamos seguir nosso conteúdo para as máscaras.

A primeira coisa que você irá perceber sobre as máscaras associadas ao uso das camadas é que isso eleva e muito o potencial do Photoshop como ferramenta de edição.

As máscaras são um conceito muito simples no Photoshop. São uma forma de ocultar partes das camadas que você não deseja que sejam exibidas. O Legal sobre isso é que o controle de detalhes é total. Aí, entramos em conceito muito importante no Photoshop, o de edição não destrutiva (algo que eu sempre falo nos meus conteúdos).

Com as máscaras, é possível fazer seleção de detalhes finos e controlar muito mais o nível de opacidade de uma camada, de forma muito mais controlada do que usar a borracha, por exemplo. Usar a borracha para remover partes de uma imagem seria o contrário. Entraria no conceito de edição destrutiva, porque, uma vez usada, ela removeria partes da imagem sem possibilidade de recuperação.

Já as máscaras não removem nenhuma parte da imagem, apenas ocultam, com a possibilidade de retornar posteriormente com estas partes com total facilidade.

Seleção no Photoshop

E claro, a partir do momento que nós já conhecemos as máscaras e já aprendemos a usá-las, nada melhor do que aprender sobre métodos de seleção.

Existem muitas e muitas formas de selecionar e recortar imagens no Photoshop, para este curso vou trazer as mais básicas, mas fique de olho no meu canal, porque sempre trarei técnicas diferentes. E pode acreditar, sempre surgem na internet, dicas de técnicas novas.

Ao final deste curso, você estará apto a recortar objetos de vários tipos e fazer composições com estes objetos. Você poderá retirar um objeto de um ambiente e adicioná-lo a outro ambiente, por exemplo.

Camadas, Máscaras e Seleção no Photoshop
Camadas, Máscaras e Seleção no Photoshop

Conclusão

Mas, como eu falei desde o início deste artigo, o Photoshop é um programa incrível, e não é possível abordar todas os seus principais recursos só nesta série inicial. Assim, com os projetos finalizados nesta primeira série, vamos avançar para a segunda parte do curso e ver alguns efeitos mais avançados, que irão adicionar realismo aos nossos primeiros projetos.

Se você não quer perder nada, não deixe de se inscrever no canal para não perder a continuação deste curso básico de Photoshop para iniciantes.

Próxima aula


Comece uma discussão
Deixe seu comentário

Indicação:
A liberdade para criar o site que quiser

Cursos gratuitos