Você sabe o que é mockup? É muito provável que você já tenha ouvido este termo em algum lugar. Principalmente se você está de alguma maneira envolvido com design ou marketing.

Um mockup é um modelo usado para ilustrar objetos do mundo real. É um conceito usado em muitas disciplinas, como arquitetura, engenharia e CAD. Muitas pessoas usam maquetes para seus projetos, como marketing, design e branding.

Um mockup é uma representação 3D de um projeto que pode ser gerado usando-se várias opções de software e hardware. Mas, a boa notícia é que você não precisa necessariamente entender de softwares 3D para gerar um mockup.

Você também pode produzi-lo usando sua criatividade com software de edição de imagens como o Photoshop, mesmo que não tenha nenhuma habilidade com modelagem 3D.
Neste caso, você pode usar as próprias fotos dos produtos. Bastaria criar a ilusão de 3D aplicando a sua arte à fotografia.

Dominar esta técnica pode fazer toda a diferença para quem trabalha por exemplo com sublimação de produtos e brindes personalizados. Muitas vezes em chinelos, canecas, camisas e outros. Por exemplo, um mockup de caneca, como na imagem abaixo:

Foto comum de uma caneca branca
A mesma foto, porém com o efeito de uma arte impressa na caneca – feito com o uso do Photoshop

Você pode encontrar uma imagem em um banco de imagens e através do Photoshop adicionar a sobreposição da arte que você deseja. Na verdade, se você tiver alguma noção de desenho poderia até desenhar esta caneca no ângulo desejado e aplicar alguns filtros para dar realismo, fazendo assim parecer que a caneca é uma fotografia.

Se você quer ver no canal Phototricks um conteúdo mostrando na prática o passo a passo como desenhar uma caneca realista com o Photoshop, deixa aí nos comentários. Vai ser ótimo ouvir a sua sugestão.

Porque aprender sobre mockups?

Um mockup geralmente é usado por empresas e prestadores de serviços para mostrar seus produtos, serviços e ideias. A maioria dos modelos é criado por usuários para qualquer finalidade, não apenas projetos de design. Um modelo pode ser qualquer coisa, desde um veículo, construção ou conceito de produto. Uma pessoa pode usar o software CAD para criar uma maquete 3D de qualquer objeto. Isso dá aos designers a capacidade de mostrar protótipos físicos de suas ideias.

Isso permite que as empresas e prestadores de serviços mostrem seus designs sem incorrer em nenhum custo ou esforço da parte deles. E então, somente após a apresentação e aprovação de seus clientes, é que o projeto avança para a produção da peça real.

Qualquer pessoa pode usar um mockup para qualquer finalidade que escolher, seja design, marketing ou gerenciamento de projetos. Aqui no Phototricks eu publico sempre algumas ideias de como fazer mockups no Photoshop, voltados para várias finalidades. Veja alguns tutoriais em vídeo logo abaixo:

O que é mockup? E como fazer os seus?
O que é mockup? E como fazer os seus?

Como você pode ver, criar um mockup é bastante simples, desde que você tenha acesso às ferramentas e programas de software necessários. É claro que se você quer gerar os seus próprios mockups como no exemplo acima exige-se um pouco de conhecimento técnico e criatividade. Esse é o método de se fazer na raça.

Mas, se você não tem muito tempo, paciência, ou mesmo, senão tem interesse em fazer dessa forma, existem várias ferramentas geradoras de mockup na internet.

Opções de mockup online

  • Renderforest: como o próprio lema do serviço diz: "Todas as suas ferramentas de design em um só lugar". Este de fato é um serviço que eu acredito ser indispensável para qualquer designer prestador de serviços. Com muitas opções de pacotes de serviços voltados para diferentes nichos de design. Você encontra aqui ferramentas para vídeos, sites, criação de logos, gerador de mockups on-line e mais algumas outras opções. É um serviço que você pode usar se cadastrando de forma gratuita, e se desejar pode migrar para um plano pago muito acessível com mais liberdade e mais recursos. Se você for dar uma conferida, considere acessar pelo nosso link, pois este serviço é nosso parceiro e assim você estaria colaborando com o nosso projeto.
  • Smartmockups: se você não quer fazer o seu mockup usando um método mais artístico, porém mais trabalhoso, como o Photoshop, esta é uma excelente pedida. Você encontra recursos para apresentação de websites e aplicativos. Você pode apresentar as suas campanhas de redes sociais com muito capricho. Simular sua arte impressa na vida real. Pré-visualizar embalagens, canecas, almofadas ou até apresentar a sua marca ou a sua linha de roupas ou de seus clientes. Este é um serviço mensal muito acessível que você assina, mas pode testá-lo gratuitamente.
  • RapidMockup: é especializada em mockups 3D muito convincentes e com fundos muito bonitos. Com poucos passos, você consegue criar mockups dos mais variados objetos como canecas, roupas e muito mais. Algo que é muito interessante nesta ferramenta é a opção de gerar mockups animados em formato de vídeo. Vale a pena conferir! E se você visitar a página pelo nosso link está contribuindo com o projeto Phototricks.
  • MockupBro: esta ferramenta me parece bem simples de usar, com opções para vários tipos de mockups. Porém, com a proposta de ser uma alternativa de gerador de mockups online! Basta escolher um mockup, fazer o upload do seu design e baixar a sua imagem sem marca d'água. Interessante!
  • Pexels: é um banco de imagens gratuito. Essa é uma ferramenta que não pode faltar na sua lista de favoritos de jeito nenhum. Aqui você encontra imagens em excelente qualidade para seus trabalhos, livres de direitos autorais. Você pode usar essas imagens para criar artes para uso comercial. Uma sugestão de uso é pesquisar pelo termo mockup, você verá vários resultados de fotografias que poderão ser usadas para gerar os seus.

Conclusão

Como você pode notar, existem várias opções para você gerar seus mockups na internet. E se você prefere tem mais controle sobre o resultado e optar por um processo manual, mais artístico, pode fazer isso através do Photoshop. Neste caso, fique de olho no canal Phototricks para não perder as próximas dicas.

Ou também, caso você prefira ir com a mão na roda, tem as várias opções que eu mencionei acima. Aí, se você ir através de um dos links que eu listei acima, estará de certa forma contribuindo para o projeto.

Bom, o que não vai faltar são opções para você em seus projetos. Até a próxima dica!

Publicado em: 24 de janeiro de 2023


Comece uma discussão
Deixe seu comentário